Assembleia

Assembleia

ASSEIGESC
por Portal Instituto de Geografia
Publicado: 30/05/2023 - 08:07
Última modificação: 09/11/2024 - 14:16

ASSEMBLEIA DO IGESC

 

A Assembleia do IGESC é o seu órgão consultivo e se constitui em espaço privilegiado de interlocução entre os vários segmentos que a compõem, bem como com as entidades ou órgãos da sociedade que tenham vínculo com as áreas de seus Cursos.

 

A Assembleia do IGESC se reunirá com as seguintes finalidades, em seu âmbito:

 

I - conhecer, discutir e propor modificações no Regimento Interno;

II - opinar na formulação e nas atualizações do Plano de Desenvolvimento e Expansão - PDE;

III - manifestar-se sobre propostas de criação, desmembramento ou extinção de Laboratórios, Núcleos e Órgãos Complementares;

IV - manifestar-se sobre propostas de criação, desmembramento ou extinção de Cursos de Graduação ou de Programas de Pós-graduação;

V - ouvir os diferentes segmentos da comunidade sobre o funcionamento das atividades do IGESC, propondo ações;

VI - sugerir cursos, projetos, convênios e ações a serem desenvolvidos em parceria com outras Unidades Acadêmicas, assim como com entidades ou órgãos da sociedade; e

VII - conhecer a Proposta Orçamentária e o Relatório Anual de Atividades.

 

A Assembleia do IGESC terá a seguinte composição:

 

I - Diretor(a) do IGESC como Presidente;

II - todos(as) os(as) Conselheiros(as) do Conselho do IGESC;

III - todos(as) os(as) docentes do IGESC não integrantes do Conselho;

IV - todos(as) os(as) técnico-administrativos(as) do IGESC não integrantes do Conselho;

V - representantes discentes dos Cursos de Graduação, sugeridos pelos respectivos Diretórios e Centros Acadêmicos dos Cursos da Unidade Acadêmica e indicados pelo Conselho, em número suficiente para atingir a paridade com os(as) técnico-administrativos(as), conforme colegiados deliberativos;

VI - 1 (um(a)) representante de estudantes da pós-graduação ou de entidades ou de órgãos da sociedade para cada curso componente da Unidade, indicado pelo Conselho em número suficiente para atingir a paridade com os(as) técnico-administrativos(as); e

VII - 1 (um(a)) representante de egressos(as) ou de entidades ou de órgãos da sociedade para cada curso componente da Unidade, indicado pelo Conselho.

 

Na ausência eventual do(a) Diretor(a) do Instituto, a presidência será exercida pelo membro docente denominado substituto(a) eventual e, em sua ausência, pelo membro docente do Conselho que, entre os de maior titulação acadêmica, tenha maior tempo de exercício no magistério na UFU.

Os(As) representantes da comunidade externa terão mandato de 2 (dois) anos e, os(as) representantes discentes, mandato de 1 (um) ano, permitida 1 (uma) recondução em ambos os casos.

A Assembleia do IGESC reunirá, ordinariamente, 1 (uma) vez por ano e, extraordinariamente, sempre que convocada pelo(a) Diretor(a) ou por solicitação de, pelo menos, metade de seus membros.

As opiniões, manifestações, sugestões e propostas da Assembleia tomarão a forma de Comunicações, que serão enviadas ao Conselho do IGESC para conhecimento e publicização pelos meios institucionais.

O Conselho do IGESC estabelecerá as demais normas de organização e funcionamento da Assembleia.

 

Calendário de Assembleias

 

Ano 2023

Mês Data ATA Reuniões
Maio 25/05

1ª Reunião Ordinária - 25/05/2023

Agosto 10/08

2ª Reunião Ordinária - 10/08/2023

Outubro 05/10 3ª Reunião Ordinária - 05/10/2023